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sexta-feira, 8 de março de 2013

ASSESSORIA DE IMPRENSA



História da Assessoria de Imprensa no Mundo.

A assessoria de imprensa foi criada em 1906 pelo jornalista americano Ivy Lee que,  iniciou esta atividade  quando  abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque, Estados Unidos., tendo como seu primeiro cliente o empresário  John Rockefeller.

No Brasil

A necessidade da sociedade por  respostas para seus questionamentos, especialmente, durante o ressurgimento do processo democrático e o seu fortalecimento no Brasil, foi o “ ponta-pé” para que o profissional de comunicação obtivesse maior importância no contexto social brasileiro. Foi  nesse contexto que o jornalista que atua em assessoria de imprensa passou a exercer um papel essencial : o  interlocutor entre os poderes públicos, a iniciativa privada e o terceiro setor com os meios de comunicação.

“Um trabalho continuado de Assessoria de Imprensa permitirá à empresa criar um vínculo de confiança com os veículos de comunicação e sedimentar sua imagem de forma positiva na sociedade.”

O Assessor de Imprensa
O assessor de imprensa deve ter consciência de que sua credibilidade depende de um bom relacionamento com os jornalistas dos veículos de comunicação, pautando-se sempre pela transparência e por uma postura de colaboração.”

Entre as atividades  que estão sob a responsabilidade do  assessor de imprensa, , função a ser exercida privativa e exclusivamente por jornalistas habilitados,podemos destacar :

·                    elaboração de press-releases, sugestões de pauta e press-kits;
·                    acompanhamento de entrevistas de suas fontes;
·                    organização de coletivas;
·                    edição de jornais, revistas, sites de notícia e material jornalístico para vídeos;
·                    preparação de textos de apoio, sinopses, súmulas e artigos;
·                    clipping de notícias (impressos, Internet e eletrônicos)
·                    participação na definição de estratégias de comunicação.


DICA:

    Disponibilidade para com a imprensa – Não adianta oferecer pautas e agendar entrevistas se a fonte não tem tempo para atender as solicitações da imprensa e de seu Assessor. O processo de comunicação exige antes de tudo, tempo e dedicação. 

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