Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

quarta-feira, 20 de março de 2013

DIA DE SÃO JOSÉ



Eu plantei meu milho todo no dia de São José
Se me ajuda a providência, vamos ter milho à grané

Vou "coiê" pelos meus "caico"
20 espiga em cada pé

Pelos "caico" eu vou "coiê" 20
espiga em cada pé

Ai São João, São João do Carneirinho
Você é tão bonzinho

Fale com São José, fale lá com São José
Peça Pra ele me ajudar

Peça pra meu milho dá
20 espiga em cada pé.

Citando o grande poeta, músico, e expressivo nordestino - conhecedor do intenso  sofrimentos do povo conterrâneo  – Luiz Gonzaga, chegamos ao dia de São José, em 2013.  O dia 19 de março soa como esperança para 132 municípios pernambucanos que estão em situação de emergência , segundo  último boletim da Codecipe, divulgado no começo de março. Para este povo crente e resistente, é a crença de que a chuva no Dia de São José amenize as dores da seca , que os ajuda a sobreviver.

De acordo com a crença, se chover no Dia de São José, celebrado nesta terça-feira (19), a safra vai ser boa. Quinze cidades pernambucanas que têm o santo como padroeiro estão em situação de emergência por causa da longa estiagem, mas os agricultores aguardam ansiosamente pela chuva, que não cai em bom volume há muito tempo. Orações e tantos pedidos de ajuda às prefeituras, tentam fazer com que o gado resista (ainda mai ) e as famílias não deixem seu lar em busca de água, em busca de vida.

Infelizmente, apesar dos pouquíssimos registros de chuva em algumas regiões do Nordeste, as notícias não são positivas. De acordo com a APAC – Agência Pernambucana de águas e Climas, - A previsão é de que as chuvas para os meses de março, abril e maio sejam abaixo da média. De acordo com a instituição, em março costuma chover cerca 133,5 milímetros no Sertão; 89,1 milímetros no Agreste; e 149,1 milímetros na Zona da Mata. Em fevereiro passado, choveu apenas cerca de 8,6% do esperado no Sertão, 15,2% no Agreste e 34,4% na Zona da Mata.

Diante desta realidade, nos sobra esperar e rezar para que São José, santo declarado pelo papa Bento XV patrono da justiça social, faça a chuva finalmente cair nas terras de seus devotos agricultores sofredores e não menos esperançosos sertanejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...