Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

sábado, 21 de setembro de 2013

COMER BEM: INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN



Estamos estreando mais uma coluna em nosso blog. Hoje é a vez da estreia de COMER BEM.

Quando falamos “comer bem” o que vem à nossa cabeça? Comer coisas gostosas  ou comer coisas saudáveis? Para nossa coluna, comer bem é uma coisa ou outra  ou uma coisa e outra. Afinal, você pode comer coisas gostosas e pouco saudáveis, de vez em quando, mas também pode incluir, no seu dia a dia, comidas saudáveis e gostosas. A partir de hoje, todos os sábados, vamos falar aqui de dicas e receitas, para fazer a festa de seu paladar.
Vamos também dar dicas e receitas para quem tem restrições alimentares em relação ao leite, açúcar e glúten. Fiquem de olho e aproveitem nossas dicas.

INTOLERÂNCIA  AO GLÚTEN

Por Andrea Menezes

A doença celíaca ou intolerância ao glúten é uma doença em que o intestino delgado é incapaz ou tem dificuldade de digerir o glúten - proteína encontrada em alguns alimentos.

Em indivíduos que apresentam tal intolerância, o contato do glúten com a mucosa do intestino causa inflamação e consequente encurtamento ou achatamento das dobras intestinais resultando na diminuição da digestão e da absorção de nutrientes.

Alguns dos sintomas mais comuns da intolerância ao glúten são diarreia, vômito, dor abdominal, abdômen inchado. Porem, alguns indivíduos não apresentam esses sintomas iniciais e a doença só é descoberta após a manifestação de outros sintomas como, por exemplo, anemia, artralgia, prisão de ventre crônica e osteoporose.

O tratamento consiste em retirar, permanentemente, da dieta alimentos que contem glúten. Os alimentos mais comuns na nossa dieta que contem tal proteína são: trigo, cevada, centeio e aveia.
Entretanto é muito importante notar que o glúten está presente em diversos alimentos industrializados, sendo, portanto, necessária a observação do rótulo ao consumir tais produtos.


Entre as alternativas para substituir o glúten na dieta estão o milho, farinha de milho, fubá, amido de milho, batata, fécula de batata, mandioca, farinha de mandioca e polvilho.

Ao retirar o glúten da dieta os sintomas podem desaparecer em poucos dias ou semanas.

A receita a seguir não contem glúten, leite e ovos, podendo ser consumida também por pessoas com intolerância a leite/lactose e ovos, alem de glúten.

Bolo de milho sem glúten, leite e ovos


Ingredientes:

100ml óleo
200ml leite de coco
200ml açúcar
1 pitada de sal
1/2 lata de milho verde
200ml mistura de farinha sem glúten para bolos
250ml fubá
1 colher de sopa + 1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de erva doce
1 ovo

Modo de preparo:

Adicione um pouco de água ao fubá e misture (apenas água suficiente para umedecer).
Misture todos os ingredientes no liquidificador.
Unte a forma com óleo e espalhe um pouco de açúcar e canela.
Espalhe a mistura de ingredientes na forma.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos (vire a forma na metade do tempo se for necessário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...