Livro: Leviatã – a Missão Secreta
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Scott Westerfeld, autor de Tão Ontem, Os Primeiros Dias e Os últimos dias e das série Feios e Midnighters, reinventa aqui a Primeira Guerra Mundial em uma narrativa steampunk, um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor. É um estilo normalmente associado ao futurista cyberpunk e, assim como este, tem uma base de fãs semelhante, mas distinta.
O Leviatã é uma criatura mitológica, geralmente de grandes proporções, bastante comum no imaginário dos navegantes europeus da Idade Média. Há referências, contudo, ao longo de toda a história, sendo um caso recente o do Monstro de Lago Ness.
Junte tudo isso em um livro e você terá mais uma história intrigante e inesperada, bem ao estilo de Scott Westerfeld e que compõe sua mais recente trilogia, cujo primeiro livro foi lançado aqui em 2012.
A história começa com as potências europeias já tendo iniciado a corrida armamentista. Em lados opostos, mekanistas lutam com aparatos mecânicos movidos a vapor e darwinistas usam imensos animais geneticamente modificados, e adaptados para a batalha.
Alek Ferdinand, príncipe do império austro-húngaro, está sem saída. Perdeu seu título e o apoio do povo, restando apenas um imenso ciclope Stormwalker e um grupo leal de homens.
Por outro lado, Deryn Sharp é uma jovem plebeia que se disfarça de homem para ingressar na Força Aérea Britânica. Os caminhos dela e de Alek se cruzarão de maneira inesperada, levando-os a bordo do Leviatã, uma enorme baleia – zepelin, para uma viagem que mudará suas vidas.
Esse é o começo de uma história que, como todas do autor, promete muita ação, suspense e, é claro, bons momentos de leitura.
As criações de Westerfield são o elemento mais rico da história que segue a tradição do Young Adult e, centrado nas personagens adolescentes, produz o conflito inicial e a aproximação das personagens após um inusitado encontro em um país frio.
Como grande história divida em partes, é evidente o gancho para o segundo romance, que projeta a expectativa de continuidade.
O próximo livro da série é BEEMOTE – a Revolução. Beemote é um kraken, a besta mais feroz da Marinha britânica. Os darwinistas precisam dele mais do que nunca, agora que estão em guerra declarada com os mekanistas. Alek e Deryn estão juntos a bordo do Leviatã, e esperam conseguir parar a guerra. Mas, quando sua missão de paz falha, percebem que estão sós em território inimigo... e que estão sendo perseguidos!
E o terceiro e último é GOLIAS – A Revelação. Em Golias, o conflito entre os dois lados atinge seu ápice. Assim como a tensão entre o mekanista Alek e a darwinista Deryn. Enquanto luta para descobrir o que Deryn esconde com tanto afinco, Alek se torna próximo de Nicolas Tesla, um brilhante inventor que guarda um segredo também — o Golias, uma máquina capaz, ao que parece, de destruir cidades inteiras. Ele promete usá-la para impor a paz. Mas qual o mérito de se acabar com uma guerra com mais mortes ainda?
Quer saber a
resposta? Vai ter que ler a série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário