Kar Wai Wong
Escritores:
Kar Wai Wong
Elenco:
Tony Leung Chiu Wai, Ziyi Zhang, Jin Zhang
Release: 30 de Agosto de 2013 (USA)
Indicações: Melhor Fotografia
Filme baseado na história de Ip Man, mestre das artes marciais que tornou famoso o estilo de Kung Fu Wing Chun. Bem, quando falo "famoso" quero dizer entre os praticantes de artes marciais e não para todo mundo, pois você talvez nunca tenha ouvido falar nisso. Mas para que você tenha uma idéia de o quão famoso, ele foi mestre de Bruce Lee.
No começo do século XX, Ip Man, apesar de ser um consagrado artista marcial, vivia sua vida pacificamente, até a chegada de Gong Yutian, um mestre do norte da China que anuncia a sua aposentadoria e aponta Ma San, seu discípulo, como seu sucessor. Ele concede que o Sul também deveria ter o seu próprio sucessor. Uma discussão calorosa toma conta dos mestres do sul que acabam por decidir que Ip Man deveria ser o representante escolhido para desafiar Gong Yutien. Mas pra isso ele teria que derrotar três outros mestres.
Eu vou começar dizendo que, apesar de gostar muito de Tony Leung Chiu Wei, achei que Donnie Yen tem mais cara de Ip Man. Talvez por ter visto primeiro os filmes com ele. Mas isso não tira o mérito de Tony Leung, que está muito bem!
Ziyi Zhang como sempre também não deixa a desejar, apesar de vê-la quase sempre em papéis parecidos (exceto em Memórias de uma Gueixa), ela faz bem esse tipo de papel.
O filme é um prato cheio para os amantes das artes marciais e de uma excelente fotografia e direção de arte. Ele bebe na mesma fonta de Hero. Claramente influenciado pelos filmes de Kurosawa dando um destaque muito grande ao em torno da ação e não nela própria. Por outro lado difere bastante no que diz respeito aos planos filmados. Em O Grande Mestre vemos planos bem mais fechados e pouquíssimo uso das tele-objetivas usados a exaustão nos filmes de Kurosawa.
Como grande parte dos bons filmes orientais, ele segue um ritmo lento. Quase em câmera lenta (literalmente). São 2h10min de filme. Mas eu mal notei passar. Entrelaçando partes da história e diálogos com excelentes cenas de lutas extremamente bem coreografadas e uma beleza estonteante. Ao contrário de Hero, ele tem um tom sombrio, quase desporivido de cor. Extremos opostos com o mesmo efeito aos olhos de quem assiste. Nesse caso é ainda uma aula de história, sobre a china no começo do século XX, sobre a invasão dos japoneses e sobre como os mestreas das artes marciais realmente dominavam o lugar e tinham uma posição de alto prestígio.
E aí, recomendado?
SE você gosta de artes marciais, veja! Vale a pena pelas cenas de luta, pela história. Se você não é fã de artes marciais, mas aprecia uma boa direção de arte, uma boa fotografia, um filme que agrada aos olhos, também recomendo.
Paga o Ingresso:
Tudo! Do começo ao fim do filme. Simplesmente sensacional! Mas a luta de Gong Er contra Ma San é absolutamente fantástica!!
Se interessou? Assista ao trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário