Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

CINEMANIA: A HISTÓRIA DA ETERNIDADE


                                                  

Filme: A História da Eternidade
Direção: Camilo Cavalcante
Elenco: Irandhir Santos, Marcelia Cartaxo, Zezita Matos
Gênero: Drama
Censura: 14 anos



Tudo que começa, às vezes continua e, de repente, até termina ... sempre naquela árida, sofrida e, ao mesmo tempo, bela e cativante paisagem... em um pequeno vilarejo, em pleno Sertão.

Lá se passam as histórias da jovem de 15 anos, Alfonsina (Débora Ingrid), única mulher de uma família só de homens e que, por isso mesmo, é submetida à hierarquia paterna, enquanto sonha em conhecer o mar; da viúva Querência (Marcélia Cartaxo), 40 anos,  que perdeu o endereço do amor; e de Das Dores (Zezita Matos), uma avó, no fim da vida,  que recebe o neto vindo de São Paulo, após um passado turbulento. Três histórias de amor e desejo, compartilhando sobrenome e sentimentos,  que revolucionam a afetividade dos moradores daquele vilarejo sempre iluminado pelo sol forte.


Todos personagens de um mundo onde as concepções da vida são limitadas, ora pelos instintos humanos, ora por um destino que pode parecer injusto, cego, fatalista.  Cenários que, longe de serem distintos,  são unidos por uma realidade comum que pauta e desafia seu dia a dia.

Dividida em três atos, pé de galinha, pé de bode e pé de urubu, a história vai se desenvolvendo, apostando na tradição e mostrando a luta constante pela realização pessoal cujo adversário é o próprio meio em que vivem. E, que é a partir daí que começa  a incapacidade que os personagens têm de mudar a si próprios, a partir de fora, da própria paisagem, do próprio Sertão.


História da eternidade é dirigido pelo pernambucano Camilo Cavalcante, conhecido, desde os anos 90, por seu consistente trabalho com curtas, iniciado em 1996 com Hambre Hombre.

Mas, nada define melhor o filme do que as palavras da esposa de Camilo, a jornalista Ana Cláudia Barbosa: “Hoje acordei lembrando de vários momentos da Historia na minha vida. São 13 anos de casamento e 13 anos da Historia na minha vida. Ela sempre esteve presente. Primeiro era uma ideia que Camilo me contava em mesa de bar, depois virou argumento, depois roteiro. Cheguei a ver rascunho de roteiro. Até mexi e dei pitaco. Depois o roteiro virou produção, viagem, preocupação, saudade, aperreio, mau humor, mais viagem e ainda mais saudade... e hoje A Historia vira realidade e não pertence mais à minha historia, ela agora é do mundo, é da historia de outras pessoas e isso me deixa encantada. Ver Camilo lançando esse filme hoje vai ser histórico, importante, emocionante pra mim. Eu não estive no set, não viajei, não montei, não trilhei, não atuei... mas me sinto parte dessa Historia. E ela também faz parte de mim! Uma boa estreia pros dois que eu tanto amo: Camilo e a Historia. Estarei onde sempre estive, na plateia, aplaudindo vocês!”

A História da Eternidade foi exibido só para convidados, nesta quarta-feira, 25e, a partir de hoje, 26, está em exibição nos cinema da Fundação Joaquim Nabuco, devendo, em breve, ser exibido em outras salas.

HORÁRIOS DA FUNDAJ

Fundaj. 14h20 (dom, qua), 16h10 (qui, sex), 16h20 (ter), 18h (sáb), 18h30 (qui, dom), 20h25 (sex, sáb, ter).






TRAILER



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...