Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

terça-feira, 7 de julho de 2015

DICAS LITERÁRIAS: LIVRO DIGITAL-OPÇÃO CADA VEZ MAIS ACESSÍVEL


Em novembro de 2014 postamos aqui uma matéria falando sobre e-books vs livro impresso (http://jornalistaspontocom.blogspot.com.br/2014/11/dicas-literarias-e-book-x-impresso.html), onde falamos sobre o desenvolvimento dos leitores de e-book, sua praticidade e seu avanço cada vez maior no mercado de livros. E sobre o aumento das publicações de livros digitais.

E, o avanço dos livros digitais se dá, inclusive, em relação a livros para pesquisas, livros raros e livros didáticos.

Já contamos com acesso digital a bibliotecas de várias instituições, como por exemplo, da USP, que disponibiliza 3.802 digitalizações grátis, não apenas para consulta e pesquisa, como também para download.  São livros raros, documentos históricos, periódicos, manuscritos e imagens que são parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, doada à universidade pela família Mindlin.

A biblioteca foi reunida ao longo de mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. É composta por 17.00 títulos, cerca de 40.000 mil volumes. Nem tudo está digitalizado ainda, mas aos poucos, chegarão lá pois, para a Universidade de São Paulo, o objetivo do projeto de digitalização do acervo é tornar irrestrito o acesso aos fundos públicos de informação e documentação científica sob a sua guarda.

Os objetos digitais disponibilizados pela Brasiliana Digital (livros, imagens, mapas, periódicos, obras de referências e manuscritos) vêm acompanhados de uma notificação sobre os direitos de uso das obras. Existem algumas regras para a utilização dos conteúdos, como a proibição do uso dos documentos e livros para uso comercial e a citação da fonte sempre que utilizar o conteúdo em outro contexto. Mas essa deve ser a prática usual para quem faz pesquisa.

A busca no acervo digital pode ser feita diretamente neste endereço - http://www.brasiliana.usp.br -  ou por meio das caixas de busca da página inicial do site. 

O acervo está dividido por título, autor, assunto ou pela data de publicação. Podem ser encontrados desde conteúdos sobre o abolicionismo, ou sobre o teatro em Portugal.

Também é possível acessar obras do escritor Machado de Assis, ou de Euclides da Cunha. Ou ainda ler as primeiras edições do jornal Correio Braziliense, ou os manuscritos alemães que datam de 1525.


Acesse: http://www.brasiliana.usp.br/bbd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...