Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

segunda-feira, 13 de março de 2017

DICAS DE SAÚDE: ADOÇANTE OU AÇÚCAR?


 
                                



Para quem faz dieta para emagrecer e quer restringir a ingestão de açúcar, paira sempre uma dúvida no ar: podemos substituir o açúcar por adoçante? É uma alternativa saudável?

E a resposta é: Não.  Ao contrário do que muita gente pensa, o uso do adoçante artificial em dietas de emagrecimento podem causar um efeito contrário, ou seja, ganho de peso.

Pelo menos é o mostra uma pesquisa realizada com o uso da Sacarina,  na Universidade de Purdue, em Idiana- EUA, cujos resultados levaram a concluir que esse edulcorante, muito utilizado em produtos diets, estimula o apetite por doces e, consequentemente, pode levar a um aumento de peso.

O processo é o seguinte: ao ingerir a sacarina, o organismo se prepara para receber as calorias do açúcar. Como elas não foram ingeridas, o corpo passa a solicitar calorias através da ingestão de alimentos altamente calóricos como sorvetes, tortas e chocolates, criando a famosa sensação de é preciso ingerir, 
com urgência, um docinho, se não passamos mal, temos dor de cabeça etc.
Entretanto esse efeito de ganho de peso não acontece apenas com a ingestão de sacarina, mas pode ocorrer também com o aspartame e o acessulfame K.

Outro fator a ser levado em consideração na ingestão de adoçantes é que nosso organismo não foi projetado para “decrifar” ou metabolizar essas substâncias e, o acúmulo delas em nossas células podem provocar inflamações. Não podemos esquecer que os adoçantes à base de ciclamato foram proibidos nos Estados Unidos por terem provocados diversos problemas de saúde.

Temos que nos lembrar que os adoçantes são indicados para portadores de diabetes ou com aumento excessivo de triglicerídeos, ou seja, pessoas proibidas de ingerirem açúcar por problemas de saúde.

O uso dos adoçantes em dietas de perda ou manutenção de peso precisa ser cuidadosamente observado e, acima de tudo, controlado.

É claro que o consumo excessivo do açúcar, sobretudo o refinado, também pode provocar inflamações, hiperatividade, acne, acúmulo de gordura corporal e o risco de desenvolvimento de diabetes mellitus. Portanto, nem a ingestão excessiva do adoçante, nem do açúcar, é recomendada.

Para os portadores de diabetes, o ideal é procurar utilizar os adoçantes á base de steviosídeo, em quantidade moderada, evitando os artificiais.

Para os que querem restringir o uso do açúcar por questões de redução de peso, é importante tentar se libertar dessa necessidade por comer coisas doces. Caso queira realmente consumir algo doce, dê sempre preferência ao açúcar mascavo ou cristal ou use mel para adoçar bebidas e alimentos.

Entretanto, para todos os casos, o bom mesmo é descobrir e explorar o sabor natural dos alimentos.

Descubra o sabor do café puro, do suco puro e natural, das frutas maduras, das receitas preparadas com banana...

Precisamos sempre nos lembrar que os alimentos quanto mais naturais, mais saudáveis. Perder peso não deve ser simplesmente a preocupação em diminuir números na balança e no manequim. É, antes de tudo, buscar uma vida mais saudável. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...