Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

terça-feira, 7 de março de 2017

DICAS LITERÁRIAS: ALÉM- MUNDOS








LIVRO – ALÉM-MUNDOS
AUTOR – Scott Westerfeld
EDITORA – GALERA RECORD
ANO – 2016   
   





Autor da fantástica e inusitada distopia FEIOS, composta por quatro livros – Feios, Perfeitos, Especiais e Extras, Scott Westerfeld vem se destacando por suas histórias extremamente criativas, levando a ficção por um caminho inexplorado. Como o caso de Os primeiros Dias e Os Últimos Dias e a trilogia Leviatã, por exemplo. Nos dois primeiros ele mostra um conceito bem diferente para o surgimento de vampiros. Na trilogia de Leviatã, os meios de transporte e armas na guerra, é o que podemos dizer de uma teoria bem ousada.

É um autor da chamada literatura YA (Yongs/Adult), abrangendo uma extensa faixa etária de leitores.

E não foi com pequena expectativa que Além-mundos chegou às livrarias, prometendo ser mais um dos livros revolucionários de Scott.

O livro conta a história de Darcy Pastel, uma jovem escritora de 18 anos, que escreveu seu primeiro livro em um mês e recebeu o retorno positivo de uma grande editora para sua publicação.

Ela adia a faculdade e se muda para Nova York  em busca do sonho de viver de seus livros.

Lizzie se prepara para mais uma viagem de avião, até terroristas invadirem o aeroporto e começarem a atirar em todos. Desesperada, Lizzie se joga no chão. Eu estou morta, eu estou morta... No fim, está tão convencida de pertencer ao lugar dos mortos que acaba atravessando a fronteira do além-mundo. Ela é a personagem criada por Patel e a protagonista de seu livro.

Em Nova York Patel amadurece, como escritora e como mulher. Encontra o amor, convive com as celebridades do mundo literário e sonha em ser uma delas.

A maneira como o livro é escrito, é bem interessante, nos levando a conhecer o mundo de Darcy, sua luta para viver em Nova York, para que seu livro não decepcione os leitores e o mundo de Lizzie que descobre como atravessar as barreiras entre mundos e encontra todo um outro além mundo a ser explorado e, algumas, vezes, temido.

Tinha tudo para ser mais uma das extraordinárias histórias de Westerfeld. Porém duas coisas enfraquecem esse seu novo livro. A primeira é que, como suas outras histórias, a história de Além-mundos não é inusitada. Ousada, talvez, mas não inédita, como a origem dos vampiros, a sociedade dos Feios ou as batalhas de Leviatã. Já foi contada por outra pessoa muito famosa, que não convém citar aqui para não estragar o conteúdo do livro.

A segunda coisa é que , à medida que o livro avança, mais queremos que acabe. Não por uma curiosidade incontrolável pelo final, mas porque suas mais de 500 páginas se tornam excessivas, e, em alguns momentos, um tanto entediantes. E, quando chegamos ao final, ele não é o que poderíamos chanar de Gran Finale. Talvez, se o livro tivesse menos páginas, o interesse não se perderia pelo caminho. 

Mas Scott Westerfeld é um grande contador de histórias e vale a pena ler seu novo livro porque sempre será, no final das contas, uma boa leitura. E, ainda que não terminemos com gosto de quero mais, imagino que a continuação acontecerá, tenhamos interesse ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...