Novidades
recentes em www.patriciatenorio.com.br
Índex* - Outubro, 2014
DesaprendiA contar estóriasFeito seDesaprendeCantigas de ninar Basta somenteDeitar na camaA criançaQue um dia eu fuiAlisar os seus cabelosE dizer queO lobo mauEstá longeLonge E nadaE ninguémVai atrapalharA nuvem roçarA lua cheiaQue se escondeEm seu ouvido (“Carochinha ao contrário ou A desaprendiz de estórias”, Patricia Tenório, 10/10/14, 20h00) A criança que habita em nós e nos salva no Índex de Outubro do blog de Patricia Tenório.“Reverência” (...)
"Reverência" em "Grãos" | Patricia Tenório*
Reverência Hoje na escola me perguntaram qual a história mais rápida que vivi. Bah, eu me acho um bom contador de histórias. Não é a toa que os guris do mirante no bairro de Santa Tereza me chamam quando os gringos vão ver a vista da cidade.É Gabriel pra cá, Gabriel pra lá, não dão sossego. Mas essa pergunta da professora me fez encafuscar as idéias para achar alguma que presta.Olha que minhas idéias não atrapalham. Minha mãe me chama de um Pretinho inteligente, eu encho o peito (...)
VII ENCONTRO DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E II ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTOJUVENIL DA UNICAP | Coord. Prof. Robson Teles
nbsp;PROGRAMAÇÃODia 29/1018h30 às 21h30Auditório G1 – Bloco G, 1º andar Abertura: Pe. Pedro Rubens (Reitor da UNICAP)Prof. Degislando Nóbrega (Diretor do CTCH/UNICAP)Profª Flávia Silveira (Coordenadora do Curso de Letras/UNICAP) Conferência: UM OLHAR POÉTICO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O PICADEIRO – Williams Santana(Ator/Encenador/
Poema do Dia | Alcides Buss
UM HINO À INFÂNCIAAquele que acha, sombrio,que tudo está perdido,não viu a ave de luzem sua nave verbalguardada no quintalda alma, em meioa outras aves, em bandocapazes de trazer o céuao seu jardim, entãodeserto e em rebuliço,e as ruínas adentrarcom fibras cristalinas,fazendo transformar-sea sombra sobre a vidano sonho da criançaque acredita em si.http://www.alcidesbuss.com/
"Uma garça no asfalto"* | Clauder Arcanjo**
Uma garça no asfalto As cidades andam espantando as cores de suas ruas, escorraçando a felicidade de suas calçadas, ofertando seus ventres ao estéril deus asfalto, erigindo estátuas aos mitos das alturas dos prédios gaiolas, prédios arranha-céus e prende-vidas.Parece que queremos banir o humano de nossas províncias, transformando nossas avenidas em moradas das máquinas, enterrando de vez o que lembra o poético, o telúrico, aquilo que lembra gente.Não pense o leitor desavisado que isto é coisa de cidade A ou B. Não. O movimento é bem (...)
"Documentando novos espaços: os vídeos caseiros de Derek Jarman"* | Adriana Pinto Azevedo**
Make your desires reality”, uma garota punk diz diretamente para o espectador. “I started to dance. I wanted to find… gravity”. O longa Jubilee (1978), de Derek Jarman, é então atravessado por uma cena com outra textura, como em um devaneio. Nela, uma bailarina rodopia diante de uma fogueira, alimentada por páginas de livros. A câmera ágil acompanha as cinzas que voam com o vento, e revela outros personagens saídos do mesmo universo onírico: um rapaz com o rosto coberto por uma máscara feita com saco de papel, e outro, nu, que veste uma (...)
"Os rebeldes: Geração Beat e anarquismo místico"* |Claudio Willer
NOTA INTRODUTÓRIA Este ensaio foi preparado durante meu pós-doutorado em Letras sobre o tema “Religiões estranhas, misticismo e poesia”, como bolsista da FAPESP, no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Entregue em novembro de 2011, teve revisões e recebeu acréscimos em 2012.Coincidindo com o início do meu pós-doutorado, havia relido Visões de Cody, de Jack Kerouac, que acabara de sair na edição brasileira. E descobri The Search of the Millennium, de Norman Cohn, sobre rebeliões religiosas medievais. (...)
PatriciaTenório.com.br | Facebook | @PatriciaTenori3
Nenhum comentário:
Postar um comentário