Porque precisamos escolher bem o que fazer em nosso dia a dia. As nossas escolhas definem a nossa qualidade de vida.


Menu

segunda-feira, 10 de abril de 2017

DICAS DE SAÚDE : ENTENDA POR QUE LAVAR AS MÃOS É TÃO IMPORTANTE PARA EVITAR DOENÇAS


Segundo a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças como diarreia, resfriados e conjuntivite.

Lavar as mãos é uma atitude simples, rápida e eficiente para prevenir a disseminação de infecções. Entretanto, ainda é um hábito adotado com pouca frequência.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções e doenças como diarreia, resfriados e conjuntivite com o simples ato de lavar as mãos. Dados como o da OMS estimulam cada vez mais especialistas a chamarem a atenção sobre a importância que precisa ser dada ao assunto.

Principais vias de transmissão de germes e microrganismos em geral, as mãos devem ser lavadas sempre que estiverem visivelmente sujas, antes e depois das refeições, de assoar o nariz e de usar o banheiro, por exemplo. Se as mãos não forem limpas, ações simples e corriqueiras como coçar os olhos, o nariz, a boca, falar ao telefone, contar dinheiro e utilizar o transporte público — que por ser um local com grande circulação de pessoas é favorável à contaminação — podem causar uma série de doenças: resfriado, gripe, conjuntivite, erupções na pele, diarreia, hepatite e infecções respiratórias.

De acordo com a coordenadora de serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital Moinhos de Vento, Denusa Wiltgen, a higiene das mãos remove o suor, a oleosidade e as células mortas, o que impossibilita a formação de um ambiente propício à permanência e à proliferação de vírus, fungos e bactérias. 



ÁLCOOL GEL PODE SER ALTERNATIVA

Adotado por pessoas que passam o dia na rua e que não têm tempo para lavar as mãos com água e sabão sempre que necessário, o álcool em gel pode ser uma solução.

— O álcool tem eficácia até mesmo prolongada. Mas se as mãos estiverem sujas, ele não substitui a limpeza com água e sabão — diz Denusa.

A especialista afirma que é importante estar atento a detalhes da embalagem do produto, que deve indicar a concentração ideal de álcool entre 60% a 80%. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade recomendada para uma limpeza eficiente das mãos deve ser equivalente a um grão de ervilha.

— Também é preciso ter atenção, principalmente em hospitais, à transmissão cruzada, que é a disseminação de bactérias de uma pessoa contaminada a outra — destaca Denusa.

Com a chegada dos dias mais frios, as pessoas permanecem mais em ambientes fechados, o que aumenta o risco de contrair doenças virais e bacterianas. Saiba quais cuidados podem evitar que a transmissão ocorra a partir do contato das mãos:

— Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e a boca com lenço de papel. Na falta destes itens, utilize o antebraço, evitando sujar as mãos
— Se não for possível higienizar as mãos, evite tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar
— Tente não entrar em contato com indivíduos doentes ou mantenha distância de pelo menos um metro
— Não compartilhe lixas, cortador ou alicate de unha, uma vez que as unhas também podem acumular microrganismos nocivos à saúde
— Lave bem as mãos antes de colocar e tirar as lentes de contato





Fonte: http://zh.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...